Descrição: O CPU Unpark é um programa portátil que permite otimizar a máxima eficiência energética de uso da sua CPU de modo que você possa tanto perceber um maior desempenho no uso de aplicações pesadas e de jogos, por exemplo, como também ativar uma maior eficiência, de modo a preservar energia, mantendo também seu processador em temperaturas mais baixas.
Por meio da otimizada e minimalista interface do programa você consegue facilmente estacionar ou desestacionar os núcleos da sua CPU de 0 a 100%. Você pode fazer isso tanto por meio da opção “Unpark All” que ativa a função do programa de desestacionar os núcleos da CPU para o 100% como também estacioná-los a até 0% por meio da barra deslizante da opção “Core parking index” que, por sua vez, também lhe permite realizar o procedimento no sentido de maior eficiência energética, caso você precise.
O que é exatamente o CPU Core Parking?
O CPU Core Parking (ou o estacionamento de núcleo da CPU) é um recurso que foi introduzido no Windows Server 2008 R2. Ele leva em consideração que o mecanismo de gerenciamento de energia do processador (PPM) e o agendador trabalham juntos para ajustar dinamicamente o número de núcleos que estão disponíveis para executar threads, e o mecanismo PPM escolhe um número mínimo de núcleos para os threads que serão agendados.
Já os núcleos que estão estacionados geralmente não têm nenhum encadeamento agendado e eles cairão em estados de energia muito baixa quando não estiverem processando interrupções ou outro trabalho estritamente afinizado. Os núcleos remanescentes são responsáveis pelo restante da carga de trabalho. Portanto o estacionamento central pode potencialmente aumentar a eficiência energética durante um uso mais baixo.
Exemplo prático
Digamos que temos uma CPU com um total de 6 núcleos (incluindo lógico), isso será 100% da potência do nosso CPU, onde cada núcleo representará cerca de ~ 17% (100/6 = 16,6 ~ 17). Agora, por exemplo, gostaríamos que 4 núcleos de 6 nunca fossem estacionados pelo sistema operacional, independentemente da carga.
Nesse caso, definimos o número como 68% (17 * 4 = 68). Isso dirá ao sistema operacional que ele pode estacionar apenas 2 núcleos de 6. Por exemplo, se definirmos o número como 100%, estamos basicamente dizendo ao sistema operacional que nenhum de nossos núcleos de CPU podem ser estacionados e devem funcionar o tempo todo com desempenho total, porém, no caso contrário, se definirmos o número em 0% ou perto disso, o SO será capaz de estacionar qualquer número de núcleos, gerando um efeito exatamente inverso de economia de energia.