Descrição: O FileZilla é um programa de transferências de arquivos que se vale dos protocolos de transferência FTP, FTPS e SFTP a fim de te viabilizar a segura e eficiente transmissão de dados entre os mais diversos computadores e dispositivos através da internet ou mesmo da sua rede local.
O programa funciona como um cliente para as transferências com uma interface objetiva e usual, baseada em um sistema de abas para múltiplas conexões simultâneas. Você pode transferir arquivos tanto de cliente para servidor como também de servidor para cliente e até de servidor para servidor diretamente.
Cliente de FTP com diversas funções
Além disso, sua interface traz diversas ferramentas bastante usuais nesse sentido com as quais você pode, por exemplo, pausar transferências muito grandes para continuar depois e também fazer a limitação de conexões, sempre que necessário.
Você igualmente encontra funções práticas e usuais que lhe permitem, por exemplo, guardar seus endereços usados, para finalidade de acesso rápido futuramente, e até arrastar e soltar arquivos, dada sua excelente compatibilidade nesse sentido.
Edição em tempo real e suporte a servidores locais
Adicionalmente, o Filezilla também possibilita editar arquivos em tempo real. Desse modo, você pode abrir e modificar arquivos com facilidade e agilidade, sem que você precise, por exemplo, baixar, editar para só então fazer o upload novamente.
Ele também facilita transferências de arquivos com servidores locais, como no caso de consoles devidamente configurados. Nesse caso, você também pode baixar e enviar arquivos através da sua rede local, aproveitando ao máximo a estrutura da sua rede doméstica nesse sentido.
Configurações disponíveis para aumento de performance
Perceba ainda que você tem a possibilidade de aumentar a performance do FileZilla em situações como transferências de grandes volumes de dados. Ao acessar seu menu “Editar” e acessar a opção “Configurações”, você tem acesso a opções sensíveis de desempenho do cliente que podem impactar diretamente em sua performance.
A título de exemplo, você pode acessar a seção “Transferências”, onde você pode ter acesso à opção “Máximo de transferências simultâneas”, que por padrão traz a definição para 2, com você podendo aumentar para até 10, o que pode ter um incremento muito significativo no desempenho de suas transferências.
Por fim, nesse menu, você igualmente tem a possibilidade de definir limitações de velocidade, se precisar, pré-alocar o espaço no seu armazenamento para as transferências e muito mais.