Descrição: O FurMark 1 é um programa de teste de integridade e de benchmarking para placas de vídeo capaz de por ao máximo a sua GPU em conjunto com seu PC para não só medir o desempenho, mas também testar a integridade da sua placa nas mais diversas situações, inclusive de overclock, por exemplo.
Ao executá-lo, você coloca sua placa de vídeo sob uma carga extrema, levando-a ao limite máximo de desempenho, o que pode ser particularmente útil para você testar a melhor estabilidade da sua GPU em condições extremas e, ao mesmo tempo, verificar se ela está funcionando adequadamente sem nenhum tipo de problema, como superaquecimentos, gargalos de desempenho ou problemas similares.
Testes extremos de integridade e benchmarking
Ele traz dois tipos de testes, o primeiro deles é “GPU stress test” que roda de modo indeterminado até que você o cancele e pode ser manipulado em aspectos como resolução, suavização de serrilhado, entre outros.
Com esse teste, você também pode aferir a integridade do seu computador de modo geral, uma vez que o uso em 100% da GPU eleva, ao mesmo tempo, outros componentes como o seu processador, a sua fonte, as suas memórias e o respectivo sistema de refrigeração.
Já as 4 configurações de testes encontradas em “GPU Benchmarks” são pré-definidas pelo desenvolvedor com tempo determinado de 60 segundos. Conforme você pode abaixo, são testes nas resoluções 4K, 1440p, 1080p e 720p nos quais, ao fim, você obtém uma pontuação que pode ser compartilhada no site Geeks3D, onde você também já pode comparar os seus resultados em relação aos de demais sistemas.
Além disso, em ambos esses testes, você pode acompanhar em tempo real aspectos como uso, temperaturas, FPS mínimo, máximo e médio, bem como as respectivas frequências e o tempo do teste, conforme você pode ver a seguir.
Ferramentas extras
Ele também traz em sua instalação 3 outras aplicações que você encontra na seção “Tools” e que podem ser muito úteis para os testes: são elas o GPU-Z e o GPU Shark para você visualizar informações e monitorar sua placa de vídeo bem como a “FurMark CPU burner” que, por sua vez, serve para colocar apenas o seu processador em carga máxima em teste de integridade.