Descrição: O Prime95 é um programa de teste de desempenho para computadores que se vale de uma metodologia de operações matemáticas complexas para estressar ao extremo o seu PC, o que pode ser feito para pôr em cheque o melhor funcionamento do seu sistema, com ou sem overclock.
Testes agressivos de estabilidade
Ele faz o uso intenso das instruções de pontos inteiros e flutuantes do seu processador, fornecendo uma carga de trabalho consistente e verificável para testar sua respectiva estabilidade em conjunto com as memórias cache L1, L2, e L3.
Além disso, ele usa todos os núcleos disponíveis do sistema para garantir um ambiente de teste de estresse de alta carga, colocando em potência máxima não apenas o seu processador, mas também, as suas memórias e também, por consequência, a fonte de alimentação.
Formas de usá-lo
Existem duas maneiras de usar este programa. A forma automática usa um servidor central, chamado de servidor PrimeNet, para realizar as operações e disponibilizar seus resultados. Isso, entretanto, requer um cadastro no site do desenvolvedor e posterior login com suas credenciais por meio do programa.
O segundo método é o método manual. Requer um pouco mais de trabalho e monitoramento. Ao navegar por seus menus, você encontrará alguns diferentes tipos de testes que podem ser rodados, como o “Torture test” e o “Benchmark” dentro do menu “Options”, conforme você pode ver na captura de tela abaixo.
O “Torture test” executará um autoteste contínuo, o que pode ser ótimo para testar a melhor integridade do seu hardware, pois o submete a um estresse extremo por um período prolongado. Isso pode ser muito útil, pois simula condições de alta carga, forçando todos os componentes a operarem no seu limite máximo de capacidade.
Já o teste de “Benchmark” determina a taxa de transferência do seu computador em vários comprimentos de FFT (Fast Fourier Transform), que, em suma, diz respeito a um algoritmo usado pelo programa para encontrar o quadrado de números grandes.
Por fim, em todos os casos, o Prime95 sujeita seu computador a testes matemáticos complexos e exigentes utilizando algoritmos de FFT para realizar cálculos complexos. Esses algoritmos são especialmente eficientes para processar operações matemáticas intensas. Com isso o programa consegue efetuar cálculos de forma rápida e precisa, essenciais para avaliar a estabilidade e o desempenho do hardware do seu computador sob condições absolutamente extremas.