Descrição: O Process Lasso é um programa que traz um novo conceito de gerenciador de tarefas alternativo para o seu PC Windows com muitas novidades para você ter sempre o melhor poder sobre o desempenho do seu computador.
Entre essas novidades está a possibilidade de você melhor gerir o uso do poder de processamento do seu PC com regras de processamento pré-definidas e de prioridades que você pode facilmente definir para cada aplicação, jogo ou serviço em execução no seu sistema. Com isso, você pode facilmente otimizar o melhor desempenho do seu computador para qualquer situação.
Gerenciador de tarefas repleto de novidades
Sua interface é similar à do clássico gerenciador de tarefas nativo do Windows, com opções claras e intuitivas para você não apenas gerenciar e encerrar processos, mas também monitorar em tempo real a usabilidade dos componentes do seu PC.
Seu grande destaque, entretanto, são suas funcionalidades extras que lhe permitem fazer a melhor gestão dos recursos do seu PC. Entre elas se destacam especialmente seus módulos pré-definidos de configuração que podem ser encontrados em seu menu “Principal”, conforme você pode ver na captura de tela logo abaixo.
4 módulos pré-definidos de funcionamento
Ao todo, são 4 módulos principais de funcionamento que você encontra nesse menu “Principal”, o “ProBalance”, o “SmartTrim”, o “IdleSaver” e o “Modo de desempenho”, todos eles podem ser ativados simultaneamente. Confira o que cada um deles pode fazer por você:
- ProBalance: É o modo padrão do Process Lasso, ele mantém a responsividade do seu sistema mesmo sob cargas máximas de CPU, evitando travamentos ou impasses virtuais ao reduzir de forma inteligente a classe de prioridade dos processos em segundo plano, sempre que possam interferir na capacidade de resposta do seu sistema. Se você, por exemplo, estiver renderizando um vídeo e simultaneamente tentando abrir um novo programa pesado, o ProBalance pode automaticamente baixar a prioridade da renderização para evitar que o sistema fique lento ou não responda, mantendo a fluidez do seu sistema.
- SmartTrim: Funciona com um algoritmo de gerenciamento de memória inteligente que pode cortar conjuntos de trabalho por processo quando os limites são atingidos e também pode limpar a lista de espera do sistema (cache), otimizando seu desempenho. Quando um programa está usando mais memória do que o necessário, o SmartTrim reduz o conjunto de trabalho desse programa – essencialmente, a quantidade de memória RAM reservada para ele – liberando essa memória para outros usos.
- IdleSaver: Ele é um módulo que otimiza o desempenho do seu computador sem sacrificar a economia de energia. Ao detectar períodos de inatividade, ele reduz automaticamente o consumo de energia, prolongando a vida útil da bateria de notebooks em uso móvel. A título de exemplo, enquanto você assiste a uma aula online sem interagir ativamente com o computador, o IdleSaver pode diminuir o consumo energético, garantindo que a bateria dure mais sem afetar a qualidade da transmissão.
- Modo de desempenho: Esse é um módulo que tem o poder de deixar o seu computador rodando ao seu máximo desempenho energético, mantendo seu processador em alta prontidão para executar toda e qualquer aplicação. Isso pode ser ideal, por exemplo, para jogos ou programas mais pesados, pois, com ele ativo, você garante que o seu sistema utilize toda a capacidade do processador, o que pode lhe proporcionar uma experiência mais fluída ao custo de um maior uso de energia e consequentemente maiores temperaturas de operação.
Perceba também que, de todos eles, você pode editar e manipular as opções do módulo “Pro Balance”. Ao acessar o menu “Opções”, na opção “CPU”, em “ProBalance” você pode acessar as “Opções Avançadas”. A seguinte tela com as configurações predefinidas lhe será exibida, com você podendo facilmente editá-las conforme suas necessidades.
Ferramentas extras do menu Opções
Além disso, as funcionalidades extras não param por aí, pois você também encontra uma série de ótimas ferramentas extras e avançadas dentro do seu menu “Opções” na opção “Ferramentas”, conforme você pode ver abaixo.
Conforme exposto, você encontra funcionalidades como a de “Estacionamento de Núcleos da CPU”, que é uma técnica de economia de energia que pode desativar temporariamente núcleos de processamento ociosos para reduzir o consumo quando a carga de trabalho do seu computador é baixa. Isso pode ajudar a melhorar a eficiência energética ao desligar partes não utilizadas do processador, que são reativadas apenas quando necessário para lidar com tarefas mais intensivas.
Ao usar o “Estacionamento de Núcleos da CPU”, você igualmente pode definir configurações no sentido de otimizar o desempenho dos processos. Definindo para que nenhum dos núcleos do seu processador fique estacionado, por exemplo, você pode ter mais prontidão e desempenho para tarefas pesadas ao custo de maior consumo de energia e temperatura.
Por fim, as demais opções do programa tornam possível rodar testes de estabilidade do seu processador com o “CPU Eater”, comparar o desempenho dos Threads com o “Thread Racer” e até ajustar o temporizador do seu sistema com a opção “Resolução do Temporizador do Sistema”. Essa última opção mencionada pode ter um impacto positivo especialmente para jogos competitivos de precisão com a redução da latência, o que pode tornar mais rápida a sincronização entre seus comandos inseridos e as ações vistas em tela, mas pode ter implicações negativas no uso de demais aplicações, como em aplicações de sincronização de áudio, aplicações de modelagem em 3D e de captura de vídeo, por exemplo.