Descrição: Essa é a versão portátil, que não necessita de instalação, do Resource Hacker. Ele é um programa abrangente de engenharia reversa que torna possível facilmente editar, examinar, modificar e até extrair recursos de aplicações feitas para Windows. Com sua interface intuitiva e funcionalidades fáceis de usar, ele permite que você possa modificar, adicionar, extrair e remover recursos essenciais em arquivos executáveis.
A partir dele, você pode acessar, por exemplo, recursos visuais, como ícones e imagens, e até arquivos sonoros, informações, textos, caixas de diálogo e outros dados incorporados em um arquivo executável, o que inclui não só programas instalados, mas também seus respectivos instaladores.
Como você pode usá-lo
Desse modo, com ele, você pode, por exemplo, personalizar a aparência e o comportamento de aplicações específicas de acordo com suas necessidades e preferências. Além disso, você também pode extrair e substituir ícones diretamente e até personalizar comportamentos de programas executáveis.
Para usá-lo, você só precisa adicionar um atalho de aplicação ou mesmo seu respectivo instalador e pode fazer isso tanto arrastando-o para sua interface como também pode usar a opção “Open” dentro do seu menu “File”. Ele é compatível com uma ampla gama de formatos, incluindo .EXE, .DLL, .MSI e muitos outros.
Assim que aberta uma aplicação a partir de sua interface, ele garante acesso aos respectivos recursos dentro do pacote, incluindo os ícones, sons e muito mais. A partir daí, você pode clicar em cada um deles com o botão direito do seu mouse para ter acesso a opções que incluem o salvamento dos recursos com uma das opções de “Save” bem como a respectiva substituição por outros com a opção “Replace”, conforme forem suas preferências.
Opções amplas de edição e customização
Além de análise, o Resource Hacker também permite fazer alterações nos recursos, caso em que você pode personalizar a interface de um aplicativo, substituir ícones padrão por designs personalizados, modificar textos de diálogo e até mesmo alterar a música de fundo de um programa, se disponível.
Com essa capacidade de modificação, você pode usá-lo, por exemplo, para personalizar a aparência e o comportamento de suas aplicações, inclusive criando temas ou skins personalizados, conforme suas preferências.
Além disso, ele é uma ferramenta essencial para engenharia reversa, ao oferecer um meio de examinar e entender a estrutura interna dos aplicativos a partir da depuração e análise, o que pode ser útil para você melhor entender o modo de operação de um software, por exemplo.