Descrição: O SSD Booster é um programa portátil e intuitivo que facilita a otimização das configurações do seu sistema Windows para o seu SSD. Com ele, você pode garantir que seu dispositivo funcione com o melhor desempenho e durabilidade possíveis, seguindo as melhores recomendações nesse sentido.
Performance e durabilidade
Ao todo, ele permite ajustar 11 parâmetros do seu SSD de acordo com as melhores práticas recomendadas para esses dispositivos, informando quais configurações devem ser ativadas e quais devem ser desativadas para garantir a melhor performance e durabilidade do seu SSD.
Ele inclui opções como a desativação do “Search Indexing”, do “Event Logging” e do “Boot Files Defragment” bem como a ativação de outros, como o “TRIM Support” e o “Drive Optimization”, com todas essas configurações sendo aplicadas em nível de registro do seu sistema.
Além disso, você pode visualizar a recomendação da ativação ou desativação desses recursos no ícone de ponto de interrogação correspondente ao lado de cada um deles, exatamente conforme na demonstração abaixo.
Recomendação em cada item
Perceba ainda que você verá com uma tarja verde quando o item estiver conforme a recomendação do desenvolvedor e com uma tarja vermelha quando ele estiver em desconformidade, com você podendo decidir pela respectiva ativação ou desativação, conforme você optar.
Explicação sobre cada um dos itens
Por fim, a título de referência, confira abaixo um detalhamento completo sobre cada um deles, de modo que você possa tomar uma melhor decisão a respeito da ativação ou desativação de cada uma dessas configurações levando em consideração não apenas performance e a durabilidade, mas também suas preferências de uso do seu sistema Windows:
- Kernel Paging Executive: É um recurso do Windows que gerencia a memória virtual do sistema, mapeando o espaço de endereçamento virtual de um processo para a memória física ou o arquivo de paginação no disco. Desativá-lo pode liberar memória RAM para outras operações, melhorando o desempenho do SSD, mas pode ter consequências negativas, como uma possível diminuição na estabilidade do sistema, pois a memória RAM pode ficar sobrecarregada com operações intensivas.
- Last Access Timestamp: Registra a data e hora da última vez que um arquivo foi acessado. Desativar essa função pode reduzir o número de gravações no SSD, melhorando sua durabilidade ao evitar atualizações constantes no sistema de arquivos.
- Boot Files Defragment: Reorganiza os arquivos de inicialização no disco, otimizando o tempo de carregamento do sistema operacional. Para SSDs, essa prática pode ser desnecessária e até prejudicial, pois a fragmentação não afeta significativamente a velocidade de leitura.
- Prefetch Superfetch: São tecnologias que pré-carregam dados de aplicativos frequentemente usados na memória, acelerando seu tempo de inicialização. No entanto, para SSDs, esses recursos podem ser desativados, pois a alta velocidade de leitura do SSD torna essas otimizações menos relevantes.
- 8.3 Name Creation: Cria nomes de arquivo com até oito caracteres e três caracteres de extensão, compatíveis com sistemas de arquivos antigos. Desativar essa função pode melhorar a performance do sistema de arquivos no SSD, eliminando a necessidade de gerar e manter esses nomes curtos.
- Thumbnail Cache: Responsável por armazenar miniaturas de imagens, vídeos e documentos para acelerar a visualização de pastas no Windows Explorer. Desativar essa função pode reduzir a quantidade de gravações no SSD, melhorando sua durabilidade ao evitar a criação e atualização constantes dessas miniaturas.
- Search Indexing: É um processo pelo qual o sistema cria e mantém um índice de conteúdo para facilitar a pesquisa e a recuperação mais rápidas de arquivos e dados no armazenamento, sendo usada, por exemplo, pelo Windows Search. Essa configuração pode tornar a busca de arquivos mais eficiente, especialmente em discos com grandes quantidades de dados. Desativar essa função pode reduzir a carga de trabalho do SSD, prolongando sua vida útil ao diminuir a quantidade de gravações.
- Event Logging: Documenta atividades do sistema e de aplicativos, ajudando na diagnose de problemas. Reduzir a quantidade de eventos registrados pode diminuir o número de gravações no SSD, contribuindo para sua durabilidade.
- Hibernate: Salva o estado atual do sistema no disco antes de desligar, permitindo uma retomada rápida do uso do seu PC. No entanto, isso pode gerar grandes volumes de gravações no SSD. Desativar o Hibernate pode aumentar a vida útil do SSD ao evitar esses ciclos de gravação. Pondere a ativação ou desativação desse recurso conforme você cotidianamente usa seu PC.
- TRIM Support: O TRIM é um comando de gerenciamento de SSD (Solid-State Drive) que ajuda a manter o desempenho e a vida útil dos SSDs, permitindo que o sistema operacional informe ao SSD quais blocos de dados não estão mais em uso para serem apagados de forma segura. Ativar o suporte TRIM ajuda a manter o desempenho do SSD ao permitir que ele gerencie melhor o espaço livre disponível.
- Drive Optimization: É uma opção que permite que você controle manualmente o processo de otimização do seu SSD com processos com a limpeza de disco periódica. Em vez de confiar na otimização automática, você pode escolher quando e como otimizar o seu disco, ajustando as configurações de acordo com suas necessidades e preferências. Essa abordagem pode ser recomendada para usuários avançados que desejam um controle mais preciso sobre o desempenho e a vida útil do seu SSD.
Valeu!!!!