Descrição: O Wireshark é um avançado analisador de protocolos de rede que oferece uma visão detalhada dos pacotes transmitidos e recebidos em seu computador. Com ele, você consegue identificar e diagnosticar problemas na rede, além de utilizá-lo como suporte no desenvolvimento de aplicações como jogos e softwares variados.
O programa permite capturar e explorar interativamente o tráfego em redes de computadores, trazendo um conjunto completo de ferramentas poderosas. Reconhecido mundialmente, o Wireshark é amplamente adotado por profissionais de TI, especialistas em segurança, desenvolvedores e educadores para análises de pacotes, sendo uma das principais ferramentas de seu segmento.
Organizador e classificador de protocolos
Além de trazer suporte para mais de 480 protocolos de rede, o programa organiza os pacotes de acordo com filtros que classificam as informações com diversos detalhes técnicos de acordo com cada protocolo em questão, facilitando o seu melhor acesso às informações.
Com isso, você pode, por exemplo, monitorar e controlar a entrada e a saída de dados em computadores e em redes locais nos mais diversos protocolos para finalidades de segurança, manutenção e otimização.
Além disso, com ele, você também pode controlar o tráfego de um determinado dispositivo de rede numa máquina que pode ter um ou mais desses dispositivos. Se você estiver, por exemplo, em uma rede local, com vários computadores conectados por meio de um hub ou switch, você poderá usar o Wireshark para capturar todas as suas transmissões.
Filtragem, decodificação e fluxos de conversação
Com seus recursos avançados de filtragem, ele também permite que você se concentre nos pacotes relevantes para a sua análise. Você pode aplicar filtros baseados em endereços IP, portas, protocolos e outros critérios, o que pode facilitar na identificação de problemas específicos ou na análise de aspectos específicos da rede que você precise analisar.
Adicionalmente, você também consegue decodificar e interpretar uma ampla variedade de protocolos de rede, como TCP/IP, UDP, HTTP, DNS, FTP, SSH e muitos outros, o que permite que você possa, por exemplo, analisar o tráfego em diferentes camadas para sua melhor compreensão em relação às interações entre os dispositivos na sua rede.
Perceba ainda que o Wireshark também consegue seguir fluxos de conversação. Com essa opção, você pode selecionar um pacote específico e rastrear toda a comunicação relacionada a ele, desde o início até o fim, o que pode ser especialmente útil para você entender o contexto de um pacote e analisar a troca de informações entre os dispositivos de rede.
Vídeos de introdução ao WireShark
Por fim, não deixe também de conferir os vídeos de introdução ao Wireshark do desenvolvedor que podem lhe dar uma visão mais abrangente em relação ao seu uso nas mais diversas situações que você possa precisar. Os vídeos estão todos em inglês, mas contam com legendas traduzíveis para o idioma português com as ferramentas nativas do YouTube.